Se você tem um animal de estimação, sabe o quão importante é se sentir à vontade para levá-lo para os lugares com você. Para isso existem os locais Pet Friendly.
Quando você tem um pet, ele é sua família. Por isso, é natural que você sempre queira levar ele a locais que muitas vezes não deixam ele entrar.
Então, para atender a essa necessidade, alguns lugares permitem e até mesmo incentivam a entrada de animais domésticos.
Por isso, continue lendo para entender esse conceito e como esses estabelecimentos se preparam para receber o seu bichinho.
O que é o conceito de Pet Friendly?
Se formos traduzir de forma literal, Pet Friendly significa “amigável para pets”. Portanto, é uma expressão usada para indicar que nesse local, o acesso de animais de estimação é permitido.
Então, é um termo usado, principalmente por estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e hotéis para avisar que tem um livre acesso para os seus animais de estimação.
A tendência é que hoje em dia o número de estabelecimentos pet friendly cresça. Pois, sem dúvidas, uma das maiores dores de cabeça que os pais de pets passam é ter que ir aos lugares e deixar seus bichinhos em casa.
Muita gente gosta de levar os seus pets para fazer as atividades do dia a dia. Afinal, com a vida ocupada que vivemos, às vezes mal conseguimos ficar em casa.
Com isso, o animal de estimação pode se sentir isolado ou até mesmo abandonado. É muito importante que ele receba carinho e amor diariamente.
Pensando então nessas pessoas que precisam levar os pets, ou que simplesmente querem levar os pets para todos os lugares, alguns estabelecimentos se adaptaram.
Afinal, é um negócio até mesmo inteligente, levando em consideração que são mais de 65 milhões de casas com animais de estimação no Brasil.
Portanto, tornar o estabelecimento pet friendly é também uma oportunidade de negócio para eles. Inclusive, muitos estabelecimentos não só aceitam a entrada de animais como também muitas vezes a estimulam.
Sendo assim, fazem todo um marketing voltado para o fato do local receber animais sem problemas.
Como os estabelecimentos Pet Friendly ajudam na qualidade de vida do seu animal?
Ter um grande número de estabelecimentos que recebem esses animais de estimação é muito importante. Pois, como falamos antes, muitas pessoas passam o dia fora de casa e acabam deixando os pets sozinhos em casa por muito tempo.
Isso está longe de ser o ideal. Com mais lugares com essa característica, você pode levar o seu cachorro ou gato para passear mais vezes durante a semana.
Ainda, você pode levar ele para conhecer vários lugares diferentes. É muito importante também para o cachorro essa noção de socializar.
Ou seja, sair, ver outros cachorros, outras pessoas, e até mesmo sentir novos cheiros. Na maioria das vezes eles se sentem muito animados e felizes depois de fazer um passeio.
Claro, se você é tutor de um cachorro ou gato, você sem dúvidas fica feliz também ao ver que o seu pet está feliz. Assim, você não precisa se preocupar em dar aquela saidinha no final de semana, você pode levar seu dog.
Além disso, estudos mostraram que passar mais tempo com seu animal de estimação é até mesmo benéfico para o seu humor. Por isso, muitas empresas hoje em dia estão começando a ser pet friendly.
Algumas permitem que você leve o seu pet e outras possuem um pet que é da empresa em si, e fica lá o dia inteiro. Além disso, estabelecimentos como hotéis quando são pet friendly são um alívio para os tutores de pet. Afinal, é uma dor de cabeça ter que viajar e não poder levar o seu amiguinho.
O que você pode encontrar nesses locais pet friendly?
Antigamente, o grande diferencial desses lugares era que eles deixavam os animais entrar. Para isso, talvez poucas adaptações precisam ser feitas.
Pois, antes de mais nada, os estabelecimentos contam com o bom senso do cliente em saber se o seu pet consegue se comportar ou não no local.
Mas, ainda assim, alguns dos estabelecimentos pet friendly tomavam apenas o cuidado de não deixar muitas coisas ao alcance dos animais, para evitar que eles pegassem ou acabassem derrubando sem querer.
Mas, cada vez mais, os estabelecimentos estão buscando ir um pouco além. Ou seja, não só permitir a entrada de animais, mas como incentivar.
Alguns estabelecimentos fazem uma estrutura que convida os donos de pet. Como por exemplo uma loja que fica no mesmo espaço de uma pet shop, como se fosse uma do lado da outra.
Na área de restaurantes, alguns já estão incluindo no cardápio alguns pratos para os animais de estimação. É sem dúvidas uma novidade, mas que agrada muito os clientes.
Pois, você pode ir no restaurante comer e até mesmo pedir uma comidinha especial para o seu companheirinho. Assim, você consegue se mimar e mimar ele também.
Mas, esses são aqueles estabelecimentos que realmente se esforçam para receber bem os animais. Em geral, eles possuem:
- Pote com água fresca;
- Pote com ração;
- Algumas almofadas e colchonetes para os pets deitarem;
- Área especial para você deixar o pet, como um cercadinho;
- Lixeira para as fezes dos pets;
- Saquinho para ajudar você a limpar as necessidades e qualquer sujeira que eles façam;
- Local para amarrar a coleira, como ganchos.
Então, esses estabelecimentos, além de precisarem se adaptar, precisam ter também uma equipe treinada para lidar com a situação. Pois, alguns lugares apesar de serem considerados amigáveis para pet, não gostam muito e não fazem uma boa recepção.
Conclusão
Portanto, se você se cansou de precisar deixar o seu pet em casa ou do lado de fora da loja ou restaurante, que tal procurar os estabelecimentos Pet Friendly?
Quanto mais esses locais forem valorizados, mais vão surgir. Mas, não se esqueça que alguns apesar de permitirem a entrada de animais, muitas vezes olham feio ou até mesmo destratam quem está com um bichinho. Evite ao máximo lugares assim.
E aí, esse artigo te ajudou a entender como funcionam esses lugares? Compartilhe com seus amigos tutores de pets.