Você está pensando em ter um pet como o mais novo membro da família? Então, para garantir uma posse responsável você passa a ter alguns deveres.
Cuidar de um animal de estimação não tem só o lado bom, vem com ele também todas as responsabilidades de cuidar de uma vida.
Por isso, continue lendo para entender o que é posse responsável e quais são os deveres que um tutor possui.
O que é posse responsável?
A chegada de um animal de estimação em sua casa traz também muitas responsabilidades e deveres. Muitas pessoas fazem a adoção ou se tornam tutores de um pet sem antes pensar como isso impacta na sua vida.
É normal que as pessoas queiram um gato ou um cachorro, porque pensam na alegria que é ter um bichano em casa. Entretanto, acabam esquecendo que é uma vida que você precisa cuidar e garantir o seu bem-estar.
É importante que, realmente, você leve em consideração que é um filho que você acabou de ter. Por isso, é preciso levar em consideração todos os cuidados e gastos que você vai ter com o seu pet.
Avalie antes de mais nada se você vai ter tempo e condições financeiras de dar para ele o amor que ele precisa. Então, quando falamos de posse responsável, mais do que um conceito, estamos falando de uma questão legal.
Ao se tornar tutor de um animal, a sua posse é regulamentada. Com isso, caso você não esteja respeitando essas regras, você estará cometendo um crime.
Como por exemplo, pessoas que são flagradas por maus-tratos ou abandono de animais. A verdade é que isso nem precisaria ser um crime, porque ninguém deveria fazer isso.
Esses animais estão ali para nos dar todo o seu amor; o mínimo é retribuir. Eles merecem o nosso amor e o nosso respeito, independente da sua aparência, tamanho ou raça. Ao se tornar um tutor, você é responsável por uma vida e suas condições.
Aspectos de condições de vida a levar em consideração
Quando falamos que o tutor deve garantir as condições de vida do animalzinho de forma responsável, estamos falando de alguns aspectos específicos. São eles:
- Fornecer alimentação adequada;
- Disponibilizar água limpa e fresca sempre;
- Espaço limpo e seguro para ele dormir e ficar independente do tempo;
- Tomar as vacinas necessárias sempre em tempo;
- Bastante espaço para ele se locomover.
Claro que, além disso tudo, seria preciso incluir carinho, amor, atenção e muita brincadeira com o seu pet. Por isso, não basta preencher todos esses aspectos se você não dá atenção e não faz carinho no seu gato ou cachorro.
Assim como nós humanos, eles podem ficar deprimidos caso sintam que não são amados, ou se não brincarem nunca.
Posse responsável de pet: quais os deveres do tutor?
Ao optar pela tutela de um animal de estimação, é preciso que seja de forma responsável. Muitos bichinhos estão por aí esperando encontrar uma família que esteja pronta para lhe dar amor.
Por isso, a adoção responsável é altamente incentivada. Mas, como falamos anteriormente, é importante avaliar algumas coisas antes, para saber se você realmente tem condições de fazer isso do jeito certo.
Então, além das condições que já foram citadas antes, que indicam já um gasto com comida e em arrumação para o espaço do seu bichinho, ainda tem muita coisa a fazer. Assim que você se tornar tutor do seu pet, é importante levar logo ao veterinário.
Caso ainda não tenha tomado todas as vacinas, essa é a primeira coisa a fazer. Tomar todas as vacinas que são periódicas para o seu bichinho. Além disso, é importante ter em mente que você vai precisar comprar produtos que protegem o animal de carrapatos, pulgas, entre outros.
Em geral, além da alimentação e das vacinas, você precisa levar em consideração também os gastos com banhos, consultas no veterinário, possíveis remédios que podem ser necessários e até mesmo cirurgias.
Pois, por exemplo, a recomendação para a maioria dos filhotes é que seja feita uma castração, a não ser que você tenha a intenção do seu pet ter filhotes. Por mais que você procure se programar para todos os gastos, estamos falando de uma vida.
Por isso, muitas vezes vão acontecer imprevistos e você vai precisar lidar com isso. Essas cirurgias e medicamentos acabam sendo um gasto enorme de todos os pais de pet.
Além disso, também é cuidar da saúde do seu animal, e das pessoas da casa, fazer a limpeza da sua casa e principalmente de onde o seu pet fica e faz necessidades.
Posse responsável também é ter tempo
Além dos deveres quanto a saúde do animal e os gastos envolvidos nisso, o tutor também tem o dever de dar atenção e cuidado, como já falamos. Antes de decidir cuidar de um bichinho, se pergunte se você realmente tem esse tempo.
Primeiro, se você tem tempo para levar nessas consultas, nos banhos e nesses compromissos que precisam ser feitos. Mas, além disso, veja se você tem tempo para levar o seu pet para passear.
Dependendo de onde você mora, se for um apartamento pequeno, é importante levar o cachorro para passear pelo menos uma vez ao dia. Além disso, pode ser importante dar um treinamento para o animalzinho caso ele não se comporte muito bem a princípio.
Também, mesmo sem sair de casa, você pode brincar com o seu pet, gastar a sua energia e fazer ele se sentir amado ao mesmo tempo. Por último, você precisa avaliar o que você vai fazer quando precisar sair, viajar, e não puder levar o seu bichinho.
Você tem condições de pagar uma hospedagem de pet? Ou então você tem alguém de confiança que possa ficar cuidando dele para você? É importante pensar nisso antes de assumir a responsabilidade.
Conclusão
Então, agora você sabe tudo sobre posse responsável e como você deve se preparar para receber um pet em casa.
Querer o carinho e o amor todo mundo quer, mas nem todo mundo pode retribuir ou dar a atenção necessária. Por isso, pense bem antes de se tornar pai ou mãe de pet.
E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.