Durante a pandemia, o mercado pet fugiu da crise e ainda vem vivenciando um crescimento. Confira como acompanhar essa tendência no seu negócio.

Nada de crise! Mercado Pet cresce em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia, é difícil encontrar um mercado que esteja em crescimento e não em crise. Mas, o mercado pet é essa rara e feliz exceção. Há muitas explicações para o crescimento do mercado pet enquanto a maioria dos mercados no Brasil e no mundo estão tentando sobreviver à pior crise que já viveram.

Portanto, para entender como foi possível esse crescimento, continue lendo o artigo até o final, pois iremos explicar o que tornou possível esse fenômeno que é o mercado pet. 

 

O crescimento do mercado pet na pandemia 

Não é novidade alguma que, com a pandemia, junto com a crise sanitária que se instaurou no país todo, veio também a crise econômica. 

Com os comércios tendo que fechar e as pessoas ficando em casa, muitos negócios estão passando por muita dificuldade com as vendas reduzidas. Mas, a surpresa é que isso não vale para o mercado pet, que é o mercado que engloba tudo que o seu animal de estimação precisa para viver. 

Na verdade, esse mercado não apenas está conseguindo sobreviver à pandemia. Como também cresceu nesse tempo e teve até um impulso que continua agora em 2021. 

Isso sem dúvidas é uma surpresa que, talvez, nem os empreendedores do mercado pet estavam esperando quando a pandemia e a quarentena começaram. Mas, um fato que talvez explique isso é que o número de adoções de animais de estimação aumentou durante esse período. 

Então, naturalmente, aumentando o número de pets adotados, vai aumentar a venda de tudo que eles precisam para viver. Seja o mercado de objetos, como cama, brinquedos e muito mais, ou de ração e alimentação para os nossos animais de estimação. 

Além disso, há também a parte estética de banho e tosa que cresce quando mais pessoas adotam pets e buscam esse serviço. 

Aumento de adoção em tempos de pandemia

Esse aumento do número de adoções pode ser interpretado como uma consequência do isolamento social. Muita gente se sentindo sozinha e precisando de companhia para passar esse tempo, que pode ser muito difícil para tantas pessoas.  

Com isso, muitas pessoas buscaram ter um novo pet na família, para ser a companhia que precisavam para passar esse período com mais facilidade. 

Já foi comprovado cientificamente que ter um animal de estimação, como um gato ou um cachorro, traz amor e calma para a sua vida. Inclusive, alguns pets são recomendados para pessoas deprimidas ou ansiosas, que precisam reduzir o estresse no dia a dia. 

Por isso, é mais do que uma simples companhia para passar a pandemia, é um melhor amigo que você ganha para cuidar de você, não apenas para você cuidar dele. 

Dessa maneira, é natural que, em um momento que estamos refletindo muito sobre a nossa vida, muitos busquem maneiras de preencher um vazio que sentem em suas vidas.

A qualidade de vida está sendo mais valorizada nesse momento em que estamos vivendo. Com isso, a qualidade de vida do pet também é levada em consideração, e há uma maior preocupação.

E todo mundo que adota um novo animal de estimação, acaba gastando em serviços e produtos para o seu bem-estar. 

 

Quanto foi o crescimento do mercado pet no último ano?

Em 2020 a economia brasileira teve um encolhimento de 4%, enquanto o mercado pet teve um aumento de 13,5% em relação ao faturamento de 2019. Isso não se deve apenas ao aumento de adoção de pets. 

Um bom planejamento no mercado e a adoção de novas estratégias para sobreviver a esse período turbulento também foram responsáveis por esse crescimento. Segundo especialistas, esse crescimento também se dá pela profissionalização dessa área.

Assim como, o investimento em inovação e pioneirismo no mercado pet brasileiro. Entre as principais estratégias vemos os lançamentos frequentes de novos produtos, não deixando nunca o mercado sem uma novidade. Isso é fundamental.

Pois, os pais de pets estão sempre procurando um novo produto para mudar a rotina do seu animalzinho. É importante lembrar que o pet é como se fosse um filho para o seu dono. 

Portanto, assim como mimam os filhos, mimam os pets para lhes dar um agrado a todo momento. Sem contar com os pets que realmente tem necessidades especiais e precisam de novos produtos para manter seu pet saudável.

Com o passar dos anos, estima-se que os donos de pets tenham ficado cada vez mais exigentes em relação aos serviços e produtos para seus animais. Então, mesmo quem já tinha um pet, na pandemia, teve uma chance de dar uma atenção maior para seu bichinho de estimação. 

É natural que, passando o dia inteiro em casa com o seu animal, você se conecte mais com ele e queria comprar mais coisas para eles, aumentando o seu cuidado e se dedicando mais ao seu pet.

Estratégias adotadas

O aumento da exigência e uma maior atenção voltada para os pets é uma oportunidade para o mercado crescer. Uma das principais estratégias adotadas para isso nos últimos anos e, principalmente na pandemia, é o e-commerce. 

Com o mercado pet cada vez mais presente na internet, sem dúvidas, as suas vendas aumentaram muito. Pois, o que antes você tinha que ir em uma pet shop comprar, agora é possível comprar do conforto da sua casa. 

Além disso, a estratégia de lançar sempre novos produtos, pensando na saúde e qualidade de vida dos pets é excelente e fundamental para o seu crescimento. 

Ainda, promoções têm sido utilizadas nesse último ano para estimular uma maior compra. Pois, muitas vezes o cliente não realiza a compra por não querer gastar tanto dinheiro com isso. Nada que uma boa promoção não possa resolver. 

 

Conclusão

A pandemia mudou muita coisa nas nossas vidas. Uma delas é a maneira com que vemos a vida e, por mais estranho que seja, o mercado pet sentiu isso. 

Com mais pessoas se dedicando aos seus bichinhos de estimação e adotando novos pets, o mercado pet encontrou uma oportunidade de crescer no meio da crise. 

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