Novo cachorro na família? Saiba como adaptá-lo à rotina

Novo cachorro na família? Saiba como adaptá-lo à rotina

Ter um novo cachorro na família é sempre uma alegria, é mais amor que você está levando para a sua casa. Mas, se não for feito do jeito certo, pode virar dor de cabeça.

Pois, se você já tem um cachorro ou outro pet, pode ser que ele não tenha uma boa reação a respeito do novo membro da família.

Por isso, é importante que você prepare uma boa adaptação para o cachorro que já está na família e garanta uma boa convivência.

Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre como adaptar o seu cachorro e a sua casa para receber um novo animal na família.

Adaptação de um novo cachorro na família

Muitas pessoas na hora de decidirem levar um novo cachorro para a família, pensam que ele vai fazer companhia para o pet que já mora na casa. Isso é, na verdade, ótimo.

Pois, os cachorros realmente gostam de companhia, principalmente se passam o dia sozinhos. É bom ter dois para eles terem com quem brincar.

Mas, na realidade, essa socialização entre os dois nem sempre é simples. Muitas vezes, antes deles se entenderem, podem haver conflitos entre os dois.

Por isso, é preciso preparar muito bem, não só a sua casa para ter um novo pet, mas também o seu cachorro, para que ele se dê bem com o novo membro da família.

Alguns cachorros sentem ciúmes de seus donos, o que faz com que eles não gostem quando outros cachorros chegam na família.

Portanto, podem se sentir deixados de lado pelos donos, e isso gerar apenas conflito entre os dois, ao invés deles ficarem amigos.

Dessa maneira, é preciso todo um preparo para adaptar, tanto o novo membro da família, quanto o antigo cachorro a essa nova vida.

Além disso, é importante que você pense bem antes de tomar essa decisão. Afinal, você sabe o trabalho que dá um cachorro em casa, então imagine isso dobrado.

Mas, se você realmente está decidida nessa decisão, tentaremos lhe ajudar a adaptar os dois cachorros à nova rotina.

Adaptação da sua casa para lidar com dois cachorros

Antes de mais nada, é muito importante que cada cachorro tenha as suas próprias coisas. Um dos maiores problemas em ter dois cachorros são os ciúmes que os dois sentem.

Portanto, colocar eles dividindo as coisas pode dar mais trabalho do que você imagina. Por isso, o ideal é você preparar uma cama para cada um, um pote de água e um pote de comida para cada um, para evitar qualquer tipo de briga e de disputa pelas coisas deles.

Além disso, na hora de adaptar a sua casa, lembre-se que o novo cachorro ainda não sabe os costumes de como, por exemplo, onde fazer as suas necessidades.

Então, se prepare para isso. O ideal é comprar muitos tapetes higiênicos no início e espalhar pela casa, ou então treinar o cachorro assim que ele chegar.

Ainda, existem alguns difusores que algumas pessoas colocam em casa, que ajudam e deixar os cachorros mais calmos, o que facilita a socialização dos dois.

Muitas pessoas colocam feromônios sintéticos com difusores no ambiente da casa para melhorar a adaptação dos cachorros.

Além de adaptar a sua casa, você vai ter que adaptar a sua rotina também, pelo menos nos primeiros dias.

Pois, é importante promover momentos divertidos com os seus cachorros nos primeiros dias, para eles se sentirem felizes.

Portanto, programe passeios e compre brinquedos para que os dois se divirtam, e o cachorro mais velho entenda que um novo cachorro vai ser uma coisa boa, e não ruim.

Então, agora que a sua casa está adaptada e pronta para receber o novo cachorro na família, está na hora de aprender como fazer para os dois se darem bem.

Como preparar o seu pet para a chegada do novo cachorro na família?

Com isso, o mais importante para a relação deles é como eles se conhecem. Pois, se a apresentação for feita de maneira equivocada, tudo fica mais difícil.

Por isso, a primeira coisa é fazer com que os dois cachorros tenham um contato visual, antes de terem um contato físico. Por exemplo, você pode deixar os dois de lados opostos de uma porta de vidro. É importante esse contato visual antes.

Então, depois do contato visual, partimos para o contato físico. Mas, esse, por ser o primeiro, deve ser feito com cautela.

Por isso, o ideal é colocar alguma coisa entre eles, seja um portão, ou uma pequena barreira que dê para eles se tocarem, sem avançarem um em cima do outro.

Mas, o passo mais importante é você fazer os dois se cheirarem, e isso pode ser feito com os dois na guia, com uma pessoa segurando cada um deles. Assim, eles vão conseguir ter um contato físico, e sentir o cheiro um do outro.

Além disso, parte dessa adaptação vai partir de você, em não deixar o cachorro que já estava na família de lado.

Inclusive, é recomendado que você dê uma atenção extra a ele nessas primeiras semanas, para ele sentir que um novo membro na família não diminui o seu amor por ele.

Ainda, nesses primeiros dias, esteja sempre com os dois, treinando, e parabenize eles sempre que eles fizerem algo bom.

E nesses momentos, é muito importante que você sempre recompense o cachorro mais velho antes do novo, para ele não se sentir rejeitado.

Também esteja pronta para separar possíveis brigas. Nesses casos, o mais recomendado é que você faça algo para chamar a atenção deles, e não ir direto separar, pois pode até se machucar.

Conclusão

Então, cuidar e receber um novo cachorro na família precisa de dedicação e cuidado. Mas, se feito do jeito certo, a sua família cresce e fica mais feliz.

O importante é ter cuidado na hora de apresentar os dois animais e na organização das coisas na casa, garantindo sempre o espaço de cada um para evitar conflito.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, compartilhe com a sua família e seus amigos!

Deixe um comentário