Seu pet está sofrendo com mau hálito? Veja aqui dicas de como mudar essa realidade

Cachorro com mau hálito: 6 dicas incríveis para tratar o dog

Se você percebeu que o seu cachorro está com mau hálito, então saiba que essa situação pode ser revertida. O famoso “bafinho” de cachorro pode ser uma consequência da falta de escovação ou problemas mais sérios.

Para descobrir quais são as causas e tratamentos do mau hálito canino, basta continuar lendo esse conteúdo!

O que causa mau hálito de cachorro?

Não há nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo e ser recebido com muitas lambidas do seu doguinho, não é mesmo? O problema é quando você nota um odor diferente saindo da boca do seu pet.

Isso pode indicar que o seu cachorro está com mau hálito e, ao contrário do que muitos imaginam, não é natural do cachorro. O mau hálito, como dito acima, pode ser uma consequência de vários fatores diferentes.

Na maioria dos casos, acontece quando o tutor não escova os dentes de seu cachorro de forma adequada. A falta de higiene bucal leva ao acúmulo de alimentos que, por sua vez, poderá desencadear gengivite.

Além do odor desagradável, ao abrir a boca do pet, será possível perceber as seguintes alterações:

  • Gengivas vermelhas, que podem estar inchadas;
  • Sangramento na gengiva;
  • Dentes amarelados;
  • Dentes quebrados ou com coloração escura.

Mas, não é só esse fator que pode causar o mau hálito em seu cachorro. Algumas doenças de estômago, renais e até mesmo no fígado, também podem causar mudanças no odor da boca, nesses casos é possível notar outros sinais como:

  • O cachorro se torna mais seletivo na hora de comer, preferindo alimentos moles ou até mesmo para de se alimentar;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Excesso de salivação.

Tártaro

O tártaro é outra causa comum do mau hálito em cachorro, que pode ser identificado com manchas na base do dente, que variam entre coloração amarela a marrom escuro.

Caso o seu pet tenha tártaro, vale notar que não é possível remover apenas escovando os dentes dele. Se tentar, é bem provável que você machuque a gengiva do doguinho e cause até sangramentos.

Escove os dentes do cachorro com cuidado e procure um veterinário odontologista, para que ele possa remover o tártaro. Na maioria das vezes, é preciso fazer um procedimento cirúrgico para a remoção.

O que fazer para tratar o cachorro com mau hálito?

Quando perceber que o seu cachorro está com mau hálito, o ideal é levá-lo ao veterinário para examiná-lo, descobrir qual a verdadeira causa e iniciar o tratamento adequado.

Para isso, ou será feita a limpeza de tártaro ou então o veterinário irá prescrever o remédio para tratar a doença. Pode ser que seja necessário realizar alguns exames no pet também, para verificar se há alguma alteração em seus órgãos.

Dicas para acabar ou evitar o mau hálito em cães

Embora seja necessário levar o peludinho no veterinário para identificar a causa do problema, você também pode ter alguns cuidados caseiros para ajudar a diminuir o mau hálito ou até mesmo evitar.

Veja logo abaixo quais são os cuidados que você pode ter para manter a saúde bucal do seu pet em dia!

Escova, dedeira ou gaze?

A higiene diária e correta da boca do seu cachorro é essencial para prevenir o mau hálito. Basicamente, é como escovar os seus próprios dentes, mas a princípio pode ser um pouco complicado para o pet se acostumar.

Entre uma escova, dedeira ou gaze, escolha a que ele se adaptar melhor. Você até pode usar uma escova de humanos para o seu pet, desde que tenha cerdas macias.

Mas nunca use pasta de dente humana em seu cachorro, pois ela contém substâncias que são nocivas para os animais e podem causar alguns problemas. O melhor é usar pastas de dente próprias para cachorros.

Salsa

Um truque caseiro que ajuda a reduzir o bafinho do seu pet é dar um pouco de salsa a ele. Mas, lembre-se de dar em pequenas quantidades e de maneira esporádica, em excesso pode causar mal ao dog.

Você pode incluir pequenos pedaços de salsa na alimentação do cachorro, apenas uma vez ao dia. Ou então, você pode ferver os talos de salsa em água até obter uma infusão.

Feito isso, deixe esfriar e depois coloque em um frasco de spray. Assim você poderá espirrar dentro da boca do seu cachorro algumas vezes por dia.

Cenoura

Alimentação, falta de higiene, são um dos principais motivos do mau hálito canino, veja nesse blog como resolver esse problema

Petiscos de legumes, como cenoura, são saudáveis e uma ótima forma de diminuir o bafinho, uma vez que ao roer a cenoura, estimula a liberação de saliva. O resultado é que ajuda a eliminar os resíduos de alimentos na cavidade bucal.

Dar todos os dias um petisco de cenoura para o seu cachorro, fará com que o mau hálito diminua aos poucos. Além disso, a cenoura também oferece nutrientes essenciais para a saúde do pet.

Guloseimas caseiras de hortelã

Faça guloseimas caseiras de hortelã e ofereça ao seu pet, para isso você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • Água;
  • Flocos de aveia;
  • Folhas de hortelã.

Em um recipiente, adicione água e misture com os flocos de aveia, até obter uma massa consistente. Em seguida, lave as folhas de hortelã e as corte dentro do recipiente, misture novamente e faça pequenas bolas.

Mantenha-as na geladeira e ofereça ao seu pet algumas vezes ao dia. Com o tempo você verá que o mau hálito irá diminuir, mas evite os doces de hortelã industrializados, ofereça somente os caseiros.

 Atenção a alimentação

A má alimentação também pode ser uma das causas do mau hálito em seu cachorro. Uma opção é preferir a ração úmida, que tem um efeito mais abrasivo e ainda ajuda a combater a placa bacteriana.

Evite dar comida que não é própria para cães e troque com frequência a água. Não esqueça de lavar os recipientes de água e comida do cachorro.

Petiscos e produtos

Há uma série de petiscos que combatem o mau hálito do cachorro, pois ajudam a eliminar restos de alimentos que podem ter se acumulado na boca do doguinho.

Conclusão

Como você pôde ver, esses são os cuidados essenciais que devem ser tomados desde o momento que o cachorro começa a troca dos dentes, para evitar o mau hálito e outros problemas periodontais.

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Compartilhe então com seus amigos que são mães e pais de pets!

 

Deixe um comentário