Seu gato não está comendo? Saiba aqui quais os motivos podem estar ocasionando isso

Comida de gato: 8 fatos sobre o paladar exigente do bichano

Se você observou que o seu gato não quer comer a sua comida, então é bem provável que você esteja se perguntando “por que meu gato não quer comer?”. A verdade é que a falta de apetite do bichano pode estar relacionada a uma série de fatores.

Nem sempre é “frescura” do pet, embora os gatos sejam animais exigentes. Para saber o que dar para o gato quando ele não quer comer e o que fazer para abrir o seu apetite, basta continuar lendo esse conteúdo!

Quando o gato não quer comer o que pode ser?

Como dito acima, a falta de apetite do seu gato pode estar relacionada a diversas razões. A opção mais adequada para saber o que se passa, é levar o seu pet ao veterinário, para diagnosticar o problema.

Mas, você também poderá ficar atento quanto a alguns fatores para identificar o problema, veja logo abaixo.

Dias quentes

Os dias com temperaturas mais altas podem incomodar os gatos, provocando moleza e falta de apetite. Caso o gato não queira comer e só dorme, pode ser um indício de que está sendo afetado pelo calor.

Não é um motivo de preocupação, mas fique atento quanto a hidratação do seu pet. Basta trocar sua água com frequência e permita que ele tenha acesso a um lugar mais fresco.

Alterações na alimentação

Mudar repentinamente a ração do seu gato, poderá fazer com que ele perca o apetite. Como os gatos são mais exigentes quanto à alimentação, o ideal é ir fazendo essa troca aos poucos, assim também evita problemas no estômago.

Mudanças no território

Mudanças no território podem causar estresse nos gatos, com isso eles também perdem o apetite. Os gatos tendem a demorar um pouco para se adaptar em um novo ambiente, o que provoca um comportamento diferente no bichano.

Será preciso que o tutor tente amenizar quaisquer efeitos que uma mudança repentina possa provocar. Outras situações, como a chegada de um novo pet ou de pessoas desconhecidas, também causam estresse no animal.

Intoxicação ou envenenamento

Se o gato ingerir algum produto químico ou plantas perigosas, ele corre o risco de desenvolver algumas reações diversas devido a intoxicação, como a falta de apetite. Caso tenha notado essa ingestão, leve ao veterinário de imediato.

Bolas de pelo

Quando um gato acumula pelos em seu trato gastrointestinal, isso pode fazer com que o animal se sinta enjoado e não queira comer sua ração. Nesse caso, as bolas de pelo são eliminadas através das fezes, na maioria das vezes.

Mas, se o gato estiver com outros sintomas, tais como a diarreia, tosse e vômitos de pelo, é preciso levá-lo ao veterinário. Sendo assim, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é escovar o pelo do animal com frequência.

Parasitas

Parasitas podem prejudicar a saúde dos pets, ao obstruir o trato gastrointestinal do gato e enfraquecer o seu organismo. É essencial ficar atento quanto a esse fator, para tomar as medidas certas.

Gato idoso

É normal que quando o gato chega a uma certa idade, ele não tenha o mesmo apetite devido à perda da dentição e do seu olfato. O que faz com que ele tenha menos interesse por comida.

Para essa situação, o ideal é levar o seu peludinho para uma consulta com o veterinário, que irá indicar uma dieta que seja nutritiva para o gato.

Dor ou febre

A perda de apetite também pode ser um sinal de que há algo incomodando o seu gato, como dor ou febre. Ainda mais quando a falta de apetite está associada a outros sintomas, como:

  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Perda de peso.

Diante dessa situação, o melhor a se fazer é levar o pet para uma consulta com um veterinário.

O que fazer quando o gato não quer comer a ração

Saiba nesse blog o que fazer quando seu gato não quer comer

Quando o gato não quer comer comida, muitas pessoas se perguntam “o que fazer para abrir o apetite do meu gato?” Bem, a resposta para essa pergunta irá variar conforme o motivo que gerou essa falta de apetite.

Na maioria dos casos, o gato apenas se enjoou do gosto da comida, já que eles possuem um paladar e olfato mais apurados. Para resolver esse problema é bem simples, existem alguns truques que o ajudarão a se alimentar, tais como:

  • Os gatos preferem comer pequenas porções durante várias vezes ao dia. Por isso que o ideal é fracionar as refeições;
  • Geralmente, os gatos se incomodam quando os seus bigodes encostam em algo, por isso o ideal é colocar a comida em um comedouro grande;
  • Busque variar mais nos sabores, crie um menu mais diversificado, alternando os sabores em cada refeição. Uma opção é combinar ração seca com a úmida;
  • Limpe o comedouro com frequência, os restos de comida que ficam no comedouro tem um cheiro pouco agradável para os gatos;
  • Mantenha a comida longe da água, já que devido ao instinto, gastos não gostam de comer próximo da água;
  • Ofereça as refeições em um local calmo, gatos gostam de comer em ambientes tranquilos, onde não corram riscos. É um comportamento de gatos selvagens, mas os bichanos domésticos mantêm essa característica;
  • Leve o seu gatinho para realizar consultas ao veterinário com uma frequência, para garantir de que está tudo em ordem com sua saúde.

O que dar para o gato quando ele não quer comer?

Nesse caso, para abrir o apetite do bichano, você pode oferecer alguns petiscos. Além disso, opte sempre por comida de gato de qualidade e que atendam ao paladar exigente do peludinho.

Procure por alimentos que sejam suculentos e com um aroma que será impossível para o gatinho resistir.

Conclusão

Viu só o que fazer quando o seu gato não quer comer? Caso esses truques não tenham dado certo, então procure levar o bichano ao veterinário, assim poderá saber qual o problema que gerou a falta de apetite.

E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos que também tenham um gatinho em casa!

Deixe um comentário