Quem tem pet em casa sabe o pavor que é acontecer um envenenamento de cachorro, gato ou outro bichinho por conta de armazenamento indevido de produtos.
Essa é uma situação de desespero que pega muito tutor despreparado e sem saber como agir quando isso ocorre.
Por isso é fundamental estar atento aos fatores de risco que acontecem dentro de casa para que esse tipo de acontecimento não seja uma situação frequente.
Veja então neste conteúdo o que você precisa fazer para prevenir acidentes com seu animal e como proceder em caso deles não puderem ser evitados.
Como evitar o envenenamento de cachorro dentro de casa?
Não só os adultos podem ter suas vidas afetadas por conta de uma intoxicação causada por algum produto químico de limpeza ou outros itens que possam dar reação.
Em casa que tem animal, isso é uma coisa muito provável de acontecer. Há diversos tipos de produtos químicos que são proibidos para animais e que são perigosos para sua saúde.
Portanto, é necessário sim que se tenha um cuidado quanto ao seu uso dentro dos ambientes de convívio do cachorro, pois pode ser que ele seja afetado e isso cause diversas consequências para ele.
Dentre os principais problemas que o animal pode vir a sofrer, as principais causas são:
- Problemas dermatológicos;
- Complicações pulmonares;
- Alergias.
Muita gente não sabe disso, mas os produtos que costumam causar mais reações aos animais são aqueles direcionados para a limpeza do lar por conta de sua composição química.
Então por exemplo, o uso de água sanitária, desinfetante, álcool, produtos com ácido, cloro, etc acabam sendo os mais prejudiciais à saúde do pet e você deve estar atento aos itens descritos no rótulo da embalagem.
O que fazer então?
Bom, parece complicado escolher produtos para limpar a casa sem que eles possuam algum risco para o animal. No entanto, há produtos de limpeza eficientes e que não apresentam esse risco.
Sabemos o quanto o cheiro de xixi e fezes pode incomodar, assim como também a sujeira vinda das patinhas, principalmente se o animal tem acesso à rua.
Mas há alguns cuidados possíveis para que você tenha uma precaução quanto a saúde do seu animal. Há diversas empresas no ramo de limpeza que já desenvolveram produtos que não afetam a saúde dos animais e nem os colocam em risco de morte.
Sendo assim, há uma gama repleta de itens que contam com: desinfetantes, repelentes, removedores de cheiro, spray secante, etc, que fazem a eliminação do cheiro e agem como um bactericida.
Produtos que são ecologicamente corretos também acabam sendo uma ótima opção para quem deseja preservar a saúde de seu cachorro.
Isso porque esses itens costumam se degradar de forma mais rápida que outros, então além de descartáveis acaba sendo bem menos agressivos e não permitem que o animal tenha uma intoxicação involuntária.
O que fazer caso o cachorro acabe se envenenando?
Quando se fala de envenenamento, muitas pessoas têm em mente a ideia do chumbinho. No entanto, como dissemos, substâncias químicas também possuem seu grau de toxicidade.
Sendo assim, por mais que o produto que você usa para limpar sua casa a deixe impecável, ele pode acabar trazendo riscos gravíssimos ao seu cão. Então, qualquer substância que seja corrosiva, cancerígena e poluente é um risco geral, para o animal e para seu tutor também.
Existem alguns meios de evitar que esse envenenamento aconteça, por exemplo, não deixando seu cachorro sozinho por longos períodos no quintal, se você possui quintal.
Primeiramente porque não há como saber se do lado de fora da casa há pessoas mal-intencionadas e que querem fazer mal a seu cão. Então para que não se possa dar margem a esses fatores acontecerem, é interessante que esse primeiro cuidado seja tomado.
Outra forma de evitar intoxicação é saber onde você guarda os produtos e se o cachorro tem chances de alcançá-lo. Geralmente os cachorros que são envenenados por produtos de limpeza só são intoxicados após entraram em contato direto, seja lambendo ou mordendo o produto.
Então, quando for limpar a casa, procure deixar o cachorro em outro cômodo para que ele não possa lamber os locais por onde esse produto passou.
Medicamentos humanos também são outro fator de risco que pode colocar a vida do animal em perigo.
Muitas vezes, pode ocorrer de algum medicamento cair e o dono não conseguir achar. Uma vez que seu cão o ache e esse medicamento entre em contato com sua saliva, o dissolvendo, isso se torna um perigo.
Em situações como essa, onde você sabe que seu cachorro não está doente, mas começa a apresentar sintomas estranhos, o melhor a se fazer é correr para o veterinário.
Há mais produtos que apresentam risco?
Produtos também como inseticida podem ser tóxicos, por isso, prefira aqueles que possuem recomendação veterinária. Muitas pessoas também possuem plantas em casa e às vezes nem se dão conta que essas plantas podem apresentar um perigo ao animal.
O melhor a se fazer é não deixar o cachorro transitar por esses espaços, ou então, se certificar de que aquela planta realmente não apresenta perigo.
Muitos tutores também possuem a mania de oferecer comida para seus animais, sendo que existem alguns alimentos que podem ser nocivos. Dentre os mais perigosos, alimentos que possuem alho, cebola, chocolate, abacate, uva e carambola ocupam o primeiro lugar na lista.
O que fazer em caso de envenenamento?
Se o cão ingerir uma substância perigosa, então provavelmente ele vai começar a dar sinais que a ingeriu. Então se os seguintes sintomas aparecerem, leve-o ao veterinário imediatamente:
- Vômitos;
- Falta de apetite repentino;
- Diarreia;
- Saliva em excesso;
- Prostração;
- Descoordenação;
- Dificuldade para respirar.
Em casos de ingestão de produtos muito tóxicos, o envenenamento de cachorro pode o levar a ter uma parada cardiorrespiratória.
Por fim, ao identificar que seu cachorro ingeriu alguma substância que seja prejudicial à sua saúde, procure saber que tipo de substância foi para que o processo de cuidado seja ágil.
Jamais induza o pet a vomitar, pois isso pode prejudicar ainda mais seu quadro. Conte se alguma situação parecida já aconteceu com você e como você reagiu a ela.
Compartilhe este conteúdo com mais pessoas para que elas entendam melhor este assunto tão importante!