Geralmente quando pesquisamos sobre como alimentar filhotes de gato e cachorro, sempre falam em leite ou rações específicas, o que já conhecemos.
Mas você sabia que há ainda, alimentos complementares, que podem ajudar a mesclar a alimentação do seu pet? Veja!
Como alimentar filhotes de gato e cachorro com frutas, legumes e verduras
Falaremos sobre estes alimentos como complemento alimentar – e não únicos – para o seu filhote. Isso para que ele não enjoe e também tenha outras opções como fontes de nutrientes.
Outra observação que precisamos fazer é que este complemento é indicado para aqueles filhotes que já conseguem mastigar bem, para que ele não venha engasgar e ficar mal.
Quais são permitidos
1. Tomate
O tomate, assim como para nós, seres humanos também pode ser bastante benéfico para os animais, sejam gatos ou cachorros. Esta fruta é rica em vitaminas A, B e C.
Como alimentar filhotes de gato e cachorro com tomate:
- Primeiramente, lave-o para que o filhote não venha ter algum tipo de mal-estar;
- Retire as sementes, pois podem fazer mal ao filhotinho;
- Servir cru é melhor que cozido.
2. Banana
Esta fruta é um grande aperitivo para os filhotes. Além de ser rica em vitaminas A, C e B6, também contém boa quantidade de fibras e minerais, como magnésio, potássio, ferro e cálcio.
É uma excelente fonte de nutrientes para o seu filhote e ajuda no funcionamento intestinal do bichinho. Mas para servi-la, é preciso antes fazer a retirada da casca.
3. Maçã
A maçã também é uma fruta permitida para a alimentação de filhotes de gato e cachorro. Isso porque ela contém probióticos, que também ajudam no funcionamento intestinal, assim como a banana. Além disso, contribui para a melhora do sistema imunológico do pet.
Veja como alimentar filhotes de gato e cachorro com maçã:
- Lave-a;
- Retire as sementes, pois o cianeto presente nelas fazem mal ao bichinho;
- Corte e sirva em formato de cubos, para facilitar a mastigação.
4. Manga
Para servir manga aos filhotes, é preciso retirar o caroço e a casca para não engasgar os bichinhos. Os benefícios do fruto são muitos, entre eles: diminuição de doenças degenerativas, prevenção do envelhecimento precoce e manutenção dos tecidos conjuntivos.
Leia mais:
Qual a melhor ração para cães? Leia esta matéria e aprenda a escolher!
5. Melancia
A melancia é uma excelente opção para região ou tempo mais quente, pois contém bastante água. Isso ajuda o filhote a se manter hidratado.
Para dar ao filhote, é preciso parti-la em pedaços menores e retirar as sementes. Se servi-la geladinha, fica ainda melhor.
6. Pera
Do contrário que nós vimos, esta fruta pode ser servida com casca e sementes aos filhotes. Seus nutrientes auxiliam o sistema imunológico, protegem o intestino e contribui com a saúde e manutenção dos tecidos conjuntivos dos pets.
7. Kiwi
Rico em vitamina C, o kiwi ajuda no sistema imunológico do filhote, deixando-os mais fortes e saudáveis. Também fortalece os ossos e ajudam na manutenção dos tecidos conjuntivos.
Para servi-lo ao filhote, basta retirar a casca e cortar em pequenos cubos, assim como feito na maçã.
8. Brócolis
Essa verdura é rica em potássio, cálcio e ferro. Além de ter uma grande concentração de vitaminas A, C, B1, B2 e B6.
Alguns filhotes de cachorro ou gato – assim como os seres humanos – podem não gostar muito do sabor do brócolis, mas se acostumam com o tempo.
9. Cenoura
Podemos dizer o contrário da cenoura, que já é bem mais aceita pelos pets, tanto filhotes quanto adultos. E isso é ótimo, pois é uma grande fonte de vitaminas C e K e rica em potássio.
Para servi-la aos filhotes de pets, é preciso cozinhá-la, sem adição de sal.
10. Beterraba
A beterraba também é ótima aos filhotes, pois possui diversos nutrientes e vitaminas como A e B6. Elas auxiliam no sistema imunológico dos pets e devem ser servidas cozidas e descascadas.
11. Abóbora
Conhecida também como jerimum, a abóbora é rica em proteínas e também pode ser servida aos pets. Sempre com o cuidado de descascar, cozinhar e cortar em pedaços menores, se preciso.
12. Chuchu
É rico em vitamina A e C, além de boa quantidade em fibras como cálcio, ferro e fósforo. Ajuda na digestão e pode auxiliar no emagrecimento dos pets acima do peso.
13. Salsa
A salsa contém vitaminas A, B1, B2, C e D. Essa variedade de nutrientes faz dela mais uma ótima opção para a alimentação complementar dos filhotes.
14. Batata
Tanto a comum quanto a doce são ricas em vitaminas C e B, além de fibras como o ferro, cálcio e potássio.
Assim, ela ajuda a fazer a manutenção do sistema imunológico, dos dentes, ossos e também dos músculos.
Sirva-a sem casca, cozida, sem temperos e cortadinha, para facilitar a mastigação.
Quais NÃO são recomendados
- Couve-flor e espinafre: se ingeridos em grande quantidade, pode causar intoxicação no filhote;
- Cebola e alho: possuem dissulfeto de n-propil, substância capaz de causar anemia nos pets. Além disso, podem provocar letargia, taquicardia, hiperventilação, gengivas pálidas e, em casos graves, colapso respiratório;
- Uva: contém substâncias que podem ser tóxicas aos filhotes, causando danos ao fígado e rins. Se consumida em grande quantidade, o pet pode sofrer insuficiência renal.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e aproveite essas dicas para melhorar a alimentação do seu pet. Aproveite e leia também: Como cuidar de um cachorro? Veja 7 dicas fundamentais dos especialistas!