Entendemos que você pode ter algumas dúvidas na hora de escolher qual a melhor ração para cães e qual é o tipo mais adequado para o seu.

Qual a melhor ração para cães? Leia esta matéria e aprenda a escolher!

Entendemos que você pode ter algumas dúvidas na hora de escolher qual a melhor ração para cães e qual é o tipo mais adequado para o seu.

Nós, da São Pedro Pet Food, também nos preocupamos bastante com a saúde dos pets. Por isso, escrevemos este texto para que você entenda melhor como escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas. Confira!

Qual a melhor ração para cães?

De uma forma geral, não existe uma ração melhor para os cães, mas existe a melhor ração para o seu cão. Parece confuso? Você vai entender mais a frente.

Vários fatores podem influenciar no momento de definir qual a melhor ração para cães, como por exemplo: porte, idade, raça e necessidades especiais. Você também já pode ter testado alguns tipos de rações com o seu cão e verificado se ele se adaptou com alguma.

Alterações no apetite (rejeição ou frequência), mal estar do pet ou fezes com aparência diferente, podem ser sinais de que a ração utilizada não está fazendo bem para o seu cão.

Avalie o porte do seu cão

A maioria das embalagens já vem descrevendo para qual porte de cão aquela ração é indicada. Isso porque este é um fator que deve ser levado em conta no momento de escolha. E, caso não saiba ou não tenha certeza do porte do seu animal, vamos explicar:

Pequeno porte

Cães de 1 a 10 kg são considerados de porte pequeno e, apesar do pouco tamanho, gastam muito mais energia para se locomover.

 

Cães de 1 a 10 kg são considerados de porte pequeno e, apesar do pouco tamanho, gastam muito mais energia para se locomover. Por isso, é importante que ele tenha uma alimentação balanceada, com maior quantidade de carga energética.

Cães de pequeno porte também costumam viver mais tempo. Por isso, também é recomendado escolher uma ração que contenha antioxidantes, que vão ajudar os bichinhos a viverem com mais qualidade.

Entre os cães de pequeno porte estão:

  • Yorkshire;
  • Shih-tzu;
  • Pug;
  • Lhasa Apso;
  • Maltês.

Médio porte

Já os cães que pesam entre 11 e 25 kg são considerados de médio porte. Neste caso, poucas marcas sinalizam se a ração é ideal para eles

 

Já os cães que pesam entre 11 e 25 kg são considerados de médio porte. Neste caso, poucas marcas sinalizam se a ração é ideal para eles, o que pode complicar um pouco na hora de definir qual a melhor ração para cães de médio porte.

Entre os cães de médio porte estão:

 

  • Cocker Spaniel;
  • Border Collie;
  • Chow Chow;
  • Bulldog;
  • Bull Terrier;
  • Boxer;
  • Poodle.

Grande porte

Os cães de grande porte costumam crescer de forma mais acelerada que os outros cães e precisam de uma alimentação

 

Os cães de grande porte costumam crescer de forma mais acelerada que os outros cães e precisam de uma alimentação que ajude neste processo, principalmente quando ainda são filhotes.

Já na fase adulta, geralmente apresentam muitos problemas ortopédicos por conta do peso e idade. No momento de definir qual é a melhor ração para cães de grande porte, é essencial verificar se a marca se preocupa com o paladar e a saúde do pet.

As melhores rações trazem uma composição rica em vegetais, fibras e vitaminas para a alimentação dos cães. Em situações mais específicas, há rações que são acrescentadas condroitina e glicosamina, para a prevenir dores e complicações ortopédicas no pet.

Entre as raças de grande porte, estão:

  • Golden;
  • Pastor Alemão;
  • São Bernardo;
  • Labrador;
  • Pitbull;
  • Mastim Napolitano.

Avalie a idade do seu cão

A idade é outro fator a ser avaliado no momento de escolher a ração para o seu cão. Neste momento, as marcas dividem os tipos por: filhotes e adultos. Assim como no porte, há diferença do tipo de rações para as diferentes etapas da vida dos cães.

Filhotes ( de 1 a 12 meses)

Assim como os humanos, os cães filhotes estão em fase de crescimento, então precisam de uma alimentação bem rica em nutrientes. Se o seu filhote for do tipo de grande porte, merece mais atenção ainda porque, como falamos anteriormente, eles costumam crescer muito mais rápido.

Os filhotes ainda não estão acostumados com nenhum tipo de ração, por isso será preciso testar por alguns dias a ração que você comprar. Geralmente é bom começar pelas mais molezinhas e misturar com outros complementos também para ajudar na aceitação.

Adultos (acima de 1 ano)

Na fase adulta, os cães precisam de uma alimentação mais focada na longevidade dele. É preciso prestar atenção na quantidade de proteínas na ração, que é essencial para o bom funcionamento do organismo do pet.

Rações especiais

Além das rações para filhotes e adultos, também é preciso saber qual a melhor ração para cães seniores, que são aqueles que estão numa idade mais avançada. Assim como falamos, existem rações que contêm substâncias que ajudam nesta fase do cão, fortalecem os ossos, ajudam nos possíveis problemas cardíacos e de obesidade.

Também há rações específicas para os cães com problemas de pele, nos dentes ou volume de fezes. E por falar em fezes, abordaremos neste próximo tópico sobre um tipo específico de ração que influencia diretamente no odor das fezes do seu pet.

Rações com Yucca

O cheiro das fezes do cão está relacionada aos ingredientes ativos do alimento, que diminuem a eliminação de amônia – substância que gera o mau odor. Esse cheiro, sendo normal ou não, é incômodo. Principalmente, quando seu pet é criado dentro de casa.

O extrato de Yucca schidigera pode reduzir em mais de 50% do odor das fezes do seu cão. O extrato não faz mal ao pet, porque age como fonte alternativa de fibras e auxilia no trânsito intestinal, o que melhora a absorção de nutrientes.

Se você estiver com esse problema, procure comprar uma ração que contenha o Extrato de Yucca. Esse tipo de ração é comum a todas as raças, portes e idades de cães.

Rações para raças específicas

Uma dúvida que você também pode ter é: Existe rações para raças específicas?

Bom, algumas raças tendem a desenvolver maiores complicações na saúde. Como é o caso do labrador, que apresenta mais chances de aparição de problemas ósseos e de insuficiência renal. Úlcera de córnea, dor de ouvido e pedra nos rins também costumam aparecer logo no Shih-tzu.

Rações não são remédios, mas a alimentação pode ajudar na saúde do seu cão, por isso escolha rações que deem energia ao seu pet e promovam uma vida mais saudável a ele.

Após avaliar todos esses fatores, esperamos que você possa identificar melhor qual a melhor ração para cães na hora que for comprar para o seu. Gostou deste conteúdo? Você pode encontrar mais em nosso blog.

Deixe um comentário