Saber como escolher o alimento para gatos é fundamental para que seu bichano cresça e se desenvolva com saúde

Alimento para gatos: 5 dicas para escolher a melhor ração!

Saber como escolher o alimento para gatos é fundamental para que seu bichano cresça e se desenvolva com saúde. Assim como nós humanos, os animais precisam de uma alimentação balanceada e cheia de nutrientes.

Como os animais se utilizam principalmente da ração como sua principal refeição, às vezes os donos podem ter dificuldades de escolher qual tipo de ração é a melhor para saciar e manter seu pet saudável.

Para driblar essa dificuldade, separamos aqui então um conteúdo informativo para te ajudar a escolher a melhor opção na prateleira que atenda o seu bolso e a qualidade de vida que seu pet merece. Pronto?

 

Qual a melhor ração indicada para gato?

Há diversos tipos de ração no mercado para que você possa escolher para o seu pet. Mas por que existem tantas opções? Assim como nós, os gatos possuem necessidades e condições diferentes em sua alimentação.

Há gatos que precisam perder peso, outros ganhar, os que precisam aumentar seu valor nutricional, os que possuem problema em algum órgão, gatos sensíveis, e uma série de outros problemas possíveis.

Então, é preciso conhecer o seu gato e saber qual tipo de ração atende melhor a necessidade dele. Gatos filhotes geralmente possuem uma alimentação diferente de gatos adultos, assim como gatos castrados de gatos não castrados.

O primeiro ponto principal para você escolher bem uma ração é levar seu pet no veterinário e verificar se ele possui alguma condição que seja melhorada por meio de uma alimentação diferenciada e específica.

Se houver algo, seu veterinário pode indicar as rações que melhor se adaptariam para o seu gato. Mas se você não pode levar o seu pet no veterinário e ainda assim quer saber como faz para escolher as rações de qualidade, fique de olho nessas dicas.

A melhor ração indicada para gato vai depender de sua necessidade de perder peso, aumentar o valor nutricional, etc

1. Leia o rótulo

Em cada produto você encontrará uma especificação diferente para cada tipo de coisa. O que você deve sempre procurar é pela ração que contenha ingrediente integral e natural como frutas, vegetais e carboidratos de alta qualidade, como por exemplo arroz, aveia ou batata.

Evite também rações que tenham adição de corantes e ingredientes muito exóticos, pois são os que menos possuem pesquisas comprovando a qualidade daquele ingrediente.

Os gatos precisam de ração que contenham cálcio, fósforo e vitamina D. Então sempre busque por isso quando for ler o valor nutricional daquela ração.

2. Proteína

Confira sempre rações que contenham proteínas, pois elas serão as responsáveis pelo crescimento das células, órgãos, tecidos, e tudo o que seu gato precisa para se desenvolver bem.

Geralmente os gatos acabam tendo preferência por algum tipo de proteína específico, então você pode testar várias para saber qual o seu gato gosta mais. Dentre as principais, estão:

  • Frango;
  • Carne bovina;
  • Peixe.

Seguido disso, temos ovos e proteínas vegetais. Então busque balancear todos esses ingredientes.

3. Gordura

As rações também contém gorduras. Elas são vitais para dar ao animal a energia que ele precisa, além de estruturar as células e contribuir com a produção de hormônios.

A gordura protege e isola o corpo de forma a manter a saúde da pele do animal. Por isso, opte por rações que tenham nutrientes como: ácido linoleico, ômega 6 e ômega 3.

4. Aminoácido

Uma coisa muito importante que você precisa estar atento, é quanto a quantidade de aminoácidos que a ração tem. Isso porque o organismo dos felinos não consegue produzir tantos aminoácidos essenciais numa quantidade que seu organismo funcione bem.

Por isso, ingeri-los é crucial para que o corpo continue funcionando de modo adequado. Dentre os principais aminoácidos que você deve procurar, estão: arginina, metionina, histidina, fenilalanina, isoleucina, treonina, leucina, triptofano, lisina, valina, e taurina.

5. Ração úmida

Além da ração convencional, muitos gatos acabam desenvolvendo problemas renais ou de falta de hidratação por conta de não ingerir muita água. Por isso, é crucial que você alimente seu bichano com ração úmida também.

Além deles serem muito saborosos, acabam complementando a dieta do seu gato. Lembre-se sempre de refrigerar a ração úmida caso ela sobre para que não estrague.

Esse tipo de alimento vai suprir a necessidade nutricional que seu gato precisa e ainda vai contribuir com a hidratação. Possuem maiores níveis de proteína e gordura.

Portanto, se o seu gato está um pouco debilitado, esse alimento vai ajudá-lo a recuperar suas forças.

 

Quais são os melhores tipos de ração para gatos?

Além dos ingredientes que compõem a ração, você também deve observar os tipos de ração que existem pois, felinos costumam ser exigentes

Além dos ingredientes que compõem a ração, você também deve observar os  tipos de ração que existem. Os felinos costumam ser exigentes com sua alimentação e por isso, podem ser seletivos ao que você apresentar a eles.

No mercado, existem três tipos de alimento para gato:

  • Standart;
  • Premium;
  • Super premium.

A linha standart é a mais popular e o seu custo é menor, assim como a qualidade de suas proteínas, que acabam sendo inferiores às demais. Geralmente possuem conservantes e corantes em sua composição.

Para que o animal se mantenha saciado, é necessário que sejam servidos uma porção diária grande.

Já a linha premium conta com um ótimo custo-benefício. Ela possui muitos nutrientes para que o seu pet tenha uma alimentação saudável. Sua composição é feita com proteína animal e vegetal.

A super premium é a mais indicada pelos veterinários, pois é composta de 100% proteína animal, é bastante concentrada e tem fácil absorção.

Ela não possui adição de corantes ou conservantes em sua fórmula e por isso não precisa que a porção oferecida para o gato seja muito grande, pois ela sacia bem.

 

Conclusão

Por fim, agora que você conhece os critérios para escolher o melhor alimento para gatos no mercado, basta você procurar pelos produtos que mais lhe interessam e são atrativos financeiramente para você e nutricionalmente para o seu pet.

Dentre as diversas opções que o mercado oferece, com certeza você vai conseguir achar uma que te agrade. Tente ao máximo achar o melhor custo benefício para você.

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe-o com mais pessoas que possam ter essa dúvida sobre qual ração é a mais ideal para seu bichano.

 

Deixe um comentário