Alimentação saudável para cães: por que seu pet deve comer somente ração?

Uma alimentação saudável para cães é composta por nutrientes essenciais ao organismo do animal. Por isso, para garantir a absorção efetiva dessas substâncias, a melhor opção é um alimento completo e nutritivo, como a ração.

As rações são formuladas, balanceadas e testadas para garantir que os pets recebam tudo o que precisam para serem saudáveis, como aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, minerais, entre outros nutrientes.

Mas por que o cachorro deve apenas se alimentar de ração? Essa e outras dúvidas a São Pedro Pet Food irá responder para você a respeito da alimentação ideal para seu cãozinho. Confira!

Você pode se interessar por:

– Confira 14 legumes, verduras e frutas que são permitidos para o seu filhote

Qual a importância de uma alimentação saudável para cães?

Não existe o certo ou errado, em oferecer alimentação natural ou ração para os cães. Depende muito do animal, do tutor, do estilo de vida, do local e outros fatores.

No entanto, a ração seria a mais prática e eficiente alternativa, caso o cachorro tenha algum problema de saúde. Para situações como esta existem rações específicas que podem suprir todas necessidades nutricionais.

De acordo, com estudos sobre a alimentação para pets, apontam que cães alimentados exclusivamente com produtos industrializados, a ração no caso, de alta qualidade durante toda sua vida têm muitos benefícios para sua saúde, que se refletem em aspectos como:

  • Mais longevidade: vivem muito mais que animais que não consomem alimentos balanceados. Esse dado, também está associado aos avanços da veterinária, que permitem tratamentos mais eficientes para diversas doenças;
  • Evita ou reduz o risco de desenvolver doenças: problemas osteoarticulares e deficiências nutricionais são alguns exemplos. Além disso, quando os cachorros mastigam a ração, o atrito faz com que eles limpem um pouco os dentes, o que ajuda a prevenir problemas dentários, como tártaro.
  • Mais segurança alimentar e garantia da qualidade do alimento fornecido: por isso, a ração é a melhor escolha de alimentação para cachorros, pois ela é feita para suprir corretamente as necessidades nutricionais do animal, sem excessos ou carências de nenhum nutriente.

O importante é sempre conversar antes com veterinário e se informar a respeito do melhor tipo de ração para atender as necessidades específicas do seu cachorro.

Saiba mais também:

– Qual a melhor ração para cães? Leia esta matéria e aprenda a escolher!

Orientações para a alimentação saudável de cães

Agora que você já sabe a importância do uso da ração na alimentação do seu cachorro, separamos aqui algumas orientações para o manejo adequado desse alimento.

Quantidade de ração

Para alimentar os cães de maneira adequada, é necessário saber a quantidade correta de ração. Geralmente, essas instruções vêm nas embalagens desses produtos.

Os cães fazem refeições com maior quantidade de alimento e em menor número. Por isso, deve-se verificar qual a quantidade total de alimento que o animal deverá receber por dia e dividi-la em duas ou três refeições.

É aconselhável, também, sempre jogar fora as sobras de um dia para outro, para que alimentos não envelheçam e se tornem contaminados nos comedouros.

Horários para a alimentação

A quantidade de alimento a ser oferecida por dia deve sempre ser controlada, pois existem animais que são muito gulosos, e comem tudo na mesma hora. Em contrapartida, há aqueles que comem pouco, mas várias vezes ao dia.

Por isso, o ideal é dividir a oferta de comida para o cão em algumas vezes ao dia.

Quando o cão é filhote, é recomendado começar oferecendo a ração quatro vezes ao dia. Conforme o animal vai crescendo, as porções podem ser oferecidas apenas duas vezes ao dia.

Com isso, é mais fácil controlar a quantidade de alimento que o animal come, evitando problemas como a obesidade.

Petiscos

Em momentos especiais, para agradar ou recompensar o cachorro por um comportamento positivo, é válido oferecer um petisco, algo que seja mais estimulante e atrativo do que só a ração.

O importante nesses casos é não criar o hábito de dar petisco diariamente, para não atrapalhar o balanceamento da alimentação do cão.

Os melhores petiscos para todos os cães são frutas e legumes. São saudáveis, pouco calóricos, contêm vitaminas, e são muito bem aceitos pela maioria dos cães.

Para não ter dúvidas, no que oferecer para o animal, a dica é consultar um veterinário para saber a quantidade e o tipo de petisco recomendado para o cachorro.

Quando o animal não quer comer

Confira algumas dicas que podem ajudar o cachorro a se adaptar com a alimentação de ração:

  • Após desmamar, o filhote deve receber como primeiro alimento apenas a ração;
  • Mesmo que o cachorro se recuse a comer a ração algumas vezes, o tutor deve continuar insistindo até o animal começar a comer;
  • Caso o cão tenha tido uma alimentação à base de carne e arroz, é possível substituir o arroz pela ração e diminuir aos poucos a quantidade de carne até o animal se acostumar a comer somente a ração;
  • Caso se observe que o cachorro não gostou do sabor da ração, basta procurar outro tipo de ração;
  • Os petiscos devem ser evitados neste período de adaptação;

Se o cachorro não se adaptar a comer ração, é preciso buscar uma orientação de um veterinário, que poderá dizer qual a melhor forma de alimentar o animal em substituição à ração.

Alimentos complementares para o cachorro

Para não limitar o cão a apenas uma opção de alimentação, a ração pode ser complementada com alguns outros alimentos.

Os alimentos que os cachorros podem comer são arroz (sem o tempero), frutas não-ácidas como melão, mamão, melancia e banana, além de vegetais como batata e cenoura.

Carnes também podem ser acrescentadas, desde que sejam cozidas e sem tempero, como também, frango (sem pele e sem osso). É sempre importante escolher partes das carnes sem gordura e sem tempero.

Invista em rações de qualidade

O tipo de alimento que seu animal consome vai influenciar na saúde dele. Então aposte em rações que priorizem o trato urinário, tenham menos teor de sódio na composição e que seja adequada para o porte, raça e faixa etária do cão. Cada um terá necessidades específicas que apenas uma ração de qualidade vai conseguir atender.

A São Pedro Pet Food oferece a San Pet e All Dog, duas marcas de alimentos exclusivos para cães – e também para gatos. São fabricadas com ingredientes selecionados e balanceados para que você proporcione a alimentação saudável que o seu pet precisa.

Com uma dieta adequada seu animal vai ter energia para desempenhar suas atividades diárias, manter um metabolismo regulado com a redução de volume e odor das fezes animais, além de ter pele e pelos saudáveis.

Alimentos que devem ser evitados

Alguns alimentos e temperos comuns na alimentação humana podem ser muito prejudiciais à saúde do cachorro, como excesso de sal, chocolates, cebola, alho, frutas com caroço e muitos outros.

O chocolate, por exemplo, é altamente tóxico e pode causar intoxicação com lesões no fígado do animal.

O mais importante, é garantir uma alimentação saudável para cães, e que seja balanceada, de qualidade e com acompanhamento veterinário.

Gostou do conteúdo? Você viu no artigo que cuidar dos pets engloba uma série de detalhes que fazem parte de uma alimentação saudável para cães. E para te ajudar com isso, a São Pedro Pet Food conta com as rações San Pet e All Dog, marcas que garantem a melhor nutrição, com ingredientes selecionados para manter a saúde do seu cachorro em dia. 

E por falar nesse assunto, que tal agora ler nosso conteúdo sobre:

– Como cuidar de um cachorro? Veja 7 dicas fundamentais dos especialistas!

Deixe um comentário