A higiene do gato é uma das principais características que a espécie possui. Todo mundo sabe que ainda que vivam na rua, os gatos sempre estão limpos por conta do seu hábito constante de se lamber.
Mas nem sempre isso é o suficiente. Apesar de ajudar bastante na limpeza superficial, os gatos ainda precisam de um cuidado a mais se quiserem estar completamente limpos.
Quando são domesticados, os donos geralmente preferem prezar pela limpeza do animal. Ainda mais porque eles transitam por todos os cômodos e deitam não só nas camas, como nos sofás, tapetes e travesseiros.
Mas você sabe quais são os produtos essenciais para realizar essa higiene? Veja abaixo.
Como cuidar da higiene do seu gato?
Muitos tutores acreditam que por conta do gato realizar sua limpeza corporal sozinho, eles não precisam nunca tomar banho. Afinal, só a saliva e todo aquele lambe lambe são o suficiente para que os pelos fiquem livres de qualquer sujeirinha.
Porém, ainda que sejam independentes, os tutores podem contribuir ainda mais para essa limpeza. E ao contrário do que muitos pensam, sim, gatos podem tomar banho.
Alguns produtos acabam sendo fundamentais para essa contribuição. Abaixo, citamos uma lista com os principais.
1. Shampoo para gato antipulgas
Apesar da limpeza que os gatos fazem em si mesmos, se eles tiverem algum parasita como a pulga, elas não sairão com a limpeza do animal. Sendo assim, é preciso que o dono faça uma limpeza mais profunda com produtos apropriados para que possam remover as pulgas.
O ideal é contar com shampoos que tenham a formulação antipulgas para que ele possa agir e matar as pulgas. O banho no gato não deve ser frequente. Uma vez ao mês já é o suficiente para que possa manter a pele e o pelo do animal saudável.
2. Shampoo a seco
Para aqueles gatos que são inimigos mortais da água e acabam dando um trabalho gigante na hora de realizar essa tarefa, o tutor também pode optar por escolher os shampoos a seco.
Esse tipo de produto conta com a mesma função do shampoo comum, só que ele não precisa de água para deixar o corpo do gato limpinho. Dessa forma, o trabalho para dar banho pode ser menor.
3. Condicionador para pelos
Gatos que tenham uma pelagem um pouco mais longa, podem sofrer com pelos ásperos e embolados. Por isso, no banho, passar o condicionador próprio para os gatos é fundamental tanto para deixar macio, quanto para desembolar e tirar o excesso de pêlo morto.
4. Body splash
A colônia pode ser aplicada depois do banho e serve para deixar o gatinho sempre com um cheirinho bom. Ela pode ser passada também depois da lavagem a seco, caso o shampoo não tenha cheiro.
O produto não prejudica a casa nem o animal, é apenas um produto estético para deixar os pelos cheirosos.
5. Bálsamos para gatos
Em gatos que possam estar com feridas em partes do corpo ou que apresentam partes ressecadas, como patinha, focinho e cotovelo, o bálsamo pode ajudar no dia a dia do animal a fazer a hidratação e recuperação da área.
Alguns bálsamos têm ação repelente para evitar que moscas possam ficar em cima do machucado e ocasionar infecções por isso. O tutor pode usar sempre que notar ressecamento ou feridas no gatinho.
6. Higiene bucal
A parte de higiene bucal também é fundamental de ser mantida. Por isso, apesar da escovação de dentes ser algo quase impossível, invista nos petiscos que cumprem com essa função.
Há petiscos que são feitos especialmente para que os dentes do gato sejam limpos e diminuam as chances do aparecimento de tártaro e mau hálito, que são as principais coisas que atingem a saúde bucal dos bichanos.
O petisco deve ser dado diariamente para que possa entrar em ação e realizar a limpeza enquanto o gato se delicia com o produto.
O que precisa para cuidar do gato?
Os gatos são animais muito independentes e quase sempre não precisam de um cuidado muito específico. Apesar disso, há algumas coisas que são obrigação do tutor de realizar, as quais os gatos não podem fazer sozinhos.
A vermifugação do animal é algo essencial e de extrema importância para que sua saúde se mantenha forte e longe de parasitas. A vacinação também deixa o animal livre de algumas doenças comuns para sua espécie.
Além disso, é fundamental também que os donos usem coleira antipulgas e até mesmo coloquem remédios antipulgas em seus animais como prevenção.
A casa também deve ter um cuidado especial, a começar pela caixa de areia que faz parte da higiene do gato também. Preferir usar um produto que não faça tanta sujeira ou deixe odores fortes é ótimo para manter a casa limpa e o gato confortável.
Existem inibidores de cheiro que se põe a cada troca de areia. Além de deixarem um cheiro gostoso, contribuem para um ambiente mais limpo. Gatos precisam de locais sempre limpos para que possam fazer suas necessidades.
Onde se encontram esses tipos de produtos?
Você pode encontrar esses produtos e muitos outros em redes de pet shop ou então em clínicas veterinárias, principalmente se o produto tiver algum tipo de medicação junto, que é o caso do antipulgas.
Os veterinários também podem comercializar produtos específicos para o cuidado da higiene do bichano para que o animal se mantenha saudável, limpo e cheiroso.
Prefira sempre optar por produtos que sejam recomendação médica para que não haja chances de o animal apresentar algum tipo de reação controversa.
Conclusão
Por fim, agora que você sabe sobre os produtos principais para realizar a higiene do gato, você já pode correr atrás de adquiri-los e colocá-los em sua rotina de cuidados com o animal.
Esses produtos são importantes para que não só os pelos fiquem bonitos, macios e cheirosos, como também a pele do animal se mantenha saudável.
Você já tinha usado algum desses produtos para cuidar do seu bichano? Conte aqui nos comentários e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que tenham gatos de estimação