A gravidez psicológica em cadelas é algo que acontece com uma frequência maior do que as pessoas acham

Gravidez psicológica em cadelas: Saiba o que fazer!

A gravidez psicológica em cadelas é algo que acontece com uma frequência maior do que as pessoas acham. Ela surge quando o organismo do animal age como se estivesse grávida.

No entanto, não há nenhum filhote sendo gerado nos ventres da cadela. Quase nunca a gravidez psicológica  gera algum sintoma mais grave, apesar dos sintomas que aparecem serem bem incômodos para o animal.

É preciso que o tutor tenha atenção a isso e saiba melhor sobre o assunto para aprender como lidar com essa condição. Se você quer se informar melhor sobre isso então, continue lendo esse conteúdo.

 

O que causa gravidez psicológica?

Nas cachorras, a gravidez psicológica costuma ocorrer em quase metade das fêmeas que não são castradas ou que não acasalam. Mas o quadro pode surgir também em cadelas que já foram castradas, preocupando o tutor.

É importante saber os principais sintomas que essa gravidez psicológica causa para que se possa tomar iniciativa com o tratamento. Os primeiros sintomas de gravidez psicológica em cadelas ocorrem entre dois e quatro meses depois do fim do cio.

O animal costuma mudar todo o seu comportamento, como por exemplo, fazer um ninho em algum canto e pode acabar fazendo também a adoção de algum objeto ou animal como filhote.

Os principais sintomas incluem:

  • Tetas inchadas;
  • Produção de leite;
  • Inchaço no abdômen;
  • Uivos frequentes;
  • Adoção de um objeto como filhote;
  • Falta de apetite;
  • Agressividade;
  • Depressão;
  • Possessividade com o ninho.

Nas cachorras, a gravidez psicológica costuma ocorrer em quase metade das fêmeas que não são castradas ou que não acasalam

O que causa a gravidez psicológica?

A gravidez psicológica acontece por causa de uma mudança dos hormônios no organismo da cadela que acabam o “enganando”. Assim, a reação que o organismo tem é de reagir como se o animal realmente estivesse grávida.

O contato com um cachorro macho não tem nada a ver com a causa da gestação psicológica canina. Não existe, na realidade, um motivo claro que determine o motivo para que essa condição aconteça a não ser o aumento dos níveis de progesterona no organismo.

 

O que fazer caso ocorra a gravidez psicológica em cadelas?

A primeira coisa a se fazer é prestar atenção nos sintomas de gravidez canina. Caso a cadela apresente mais de uma das características citadas nos tópicos anteriores, é preciso levá-la ao veterinário.

Isso porque o quadro pode acabar gerando algumas complicações como tumores, infertilidade e câncer, visto que o útero pode inflamar e desenvolver a endometriose canina.

Quando a disfunção hormonal é muito grande, as complicações para o surgimento de câncer acabam sendo favoráveis. Outro risco é o leite produzido, que não é consumido e o corpo acaba absorvendo.

Tudo isso pode gerar empedramento do leite, dores na região e gerar o aparecimento de tumores nessa parte do corpo do animal. Por essa razão, recorrer a um veterinário é o melhor a se fazer para que a vida do pet não seja colocada em risco.

Qual é o tratamento para gravidez psicológica?

Como não existe um motivo exato para que a cachorra desenvolva gravidez psicológica, também não há como prevenir a situação. Porém, o que pode ajudar a impedir isso é fazer a castração do bicho.

O procedimento é o que mais ajuda até mesmo impede que outros problemas de saúde se desenvolvam, como o câncer de mama e ovários.

Caso o veterinário constate realmente que a gravidez do animal é psicológica, o tratamento será de responsabilidade do profissional ao indicar medicamentos inibidores hormonais, ansiolíticos, dentre outros.

O trabalho do tutor não acaba por aí, sendo preciso checar sempre o bem-estar do animal, lhe proporcionando conforto e todo suporte necessário para a cadela.

Como não existe um motivo exato para que a cachorra desenvolva gravidez psicológica, também não há como prevenir a situação apenas tratá-la

Há chances do animal ter algum tipo de dano psicológico?

É preciso que ao longo do tratamento a cadela receba a atenção necessária para que não se sinta sozinha e desenvolva depressão. Como o tratamento hormonal mexe com todo o organismo, o animal pode acabar desenvolvendo os sintomas depressivos.

Por isso, respeitar o estado emocional, o espaço do cão e lhe oferecer bastante carinho e cuidado são fundamentais para que esse sentimento não se propague e piore.

A gravidez psicológica em cachorro geralmente é uma situação autolimitante. Sendo assim, costuma se resolver sozinha dentro de alguns dias ou semanas.

Mas, há algumas medidas que podem ser tomadas para fazer com que esse processo para o animal acabe sendo mais tranquilo. É importante evitar que a cadela fique estimulando as mamas através de lambidas em excesso na área.

Por isso, coloque o colar elizabetano ou uma roupa cirúrgica para evitar que esse tipo de comportamento aconteça. O uso durante uma semana é o mais recomendado pelos veterinários, porém, siga a orientação do profissional que você foi.

Alguns veterinários também prescrevem tranquilizantes paras as cadelas que ficam agressivas demais. Essa é apenas uma alternativa caso o seu veterinário indique para que o animal tenha um comportamento mais tranquilo para que se possa realizar os cuidados.

Como deve ser o cuidado?

É fundamental que o cuidado com o animal seja a parte mais importante disso tudo. Deixe que a cadela circule à vontade, ofereça petiscos, carinho, deixe que o animal siga a rotina normal dele para que todo o processo não seja estressante e o animal reaja com um comportamento explosivo.

Uma dica muito importante nisso tudo é: nunca manipule o objeto que a cadela adotou como se fosse apenas o objeto.

Como mencionamos, às vezes as cadelas costumam adotar objetos inusitados como seus bebês. Ainda que pareça engraçado ela colocar um chinelo no ninho, por exemplo, você não deve ver esse objeto como a função que ele nasceu pra ser.

E sim, você deve agir como se ele realmente fosse um filhote. A manipulação ou o afastamento do item que a cadela escolheu para cuidar pode acabar gerando desconfortos, irritabilidade e deixar o animal agressivo.

Afinal, nenhuma mãe gosta que mexam em seus filhotes. Por isso, não interfira para que a cadela não se sinta ameaçada. Com o tempo ela desapegará do objeto e tudo voltará ao normal.

 

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre como funcionam as questões que envolvem o assunto gravidez psicológica em cadelas, já está apto a identificar os sinais, caso eles ocorram, e encaminhar seu animal ao vet para que ele a examine melhor.

Conte para a gente se você já viu uma cadela com gravidez psicológica ou se suspeita que a sua esteja passando por isso. Compartilhe este conteúdo com outras pessoas que podem não saber a respeito do assunto.

Deixe um comentário