A hora de dar banho no gato é uma dúvida comum dos tutores, mas fique calmo pois seu felino toma banho sozinho com frequência

Gato toma banho? Saiba mais com a São Pedro Pet food!

Uma das dúvidas mais comuns entre os donos de felinos, é se o gato toma banho. Esses bichanos são famosos por seus hábitos particulares de higiene, não é mesmo?

Para entender mais sobre o assunto e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu pet, continue lendo este conteúdo!

 

Gato pode tomar banho?

A verdade é que nem sempre é preciso dar banho nos gatos. Especialmente se eles ficam dentro de casa o tempo todo e são perfeitamente saudáveis, o banho tradicional pode ser prejudicial à saúde.

Os felinos são mais suscetíveis ao estresse. Mudanças em suas rotinas diárias podem até levar ao desenvolvimento de doenças, para um gatinho que não está habituado, o banho é uma experiência muito estressante.

O banho remove toda a proteção natural da pelagem do felino, que se baseia nas secreções liberadas pela pele e elimina o cheiro natural do animal.

Isso pode causar desconforto, levando-o a se lamber mais para se livrar do odor dos produtos que usou. Pode até mesmo levar a obstruções devido a quantidade de pelos que ingeriu.

A escovação diária dos pelos do seu bichano, por outro lado, é altamente recomendada. A prática de escovar os gatos, além de prevenir a formação de bolas de pelo, resulta em uma pelagem mais bela e, como consequência, diminui a necessidade de banho.

A escovação deve ser incentivada desde quando o gato é filhote. Para que o seu pet se acostume com a rotina e se beneficie dos cuidados que proporciona.

O banho remove toda a proteção natural da pelagem do felino, que se baseia nas secreções liberadas pela pele e elimina o cheiro natural do animal.

Quando o gato deve tomar banho?

A frequência adequada dos banhos nos gatos irá depender do estilo de vida dele e de seus tutores. Gatos que vivem em apartamentos telados e não saem do ambiente doméstico, exigem menos visitas ao banheiro do que aqueles que circulam livremente na rua.

O mais comum é que o banho seja dado apenas em casos específicos em que a limpeza diária própria do gato é insuficiente, como ao entrar em contato com lama, acidentes com substâncias pegajosas ​​e outros eventos semelhantes.

Gatos de estimação com problemas de pele, como dermatites, podem — e devem — tomar banhos terapêuticos com produtos específicos, sempre recomendados pelo veterinário.

Caso contrário, o ideal é que seja dado banho no gato a cada seis meses, mais ou menos. De preferência nas épocas mais quentes, para o gato não sentir frio ao sair do banho e correr menos riscos de desenvolver doenças.

Pode dar banho no gato todos os dias?

Os gatos podem se limpar com as lambidas, pois sua saliva contém uma enzima específica. Ao se lamber, é como se estivesse tomando banho e deixando o seu cheiro.

Você até pode dar banho em um gatinho, só não todos os dias ou toda semana. Os especialistas recomendam que o gato tome um banho mais profundo de vez em quando para remover impurezas que possam ter se acumulado.

A sujeira do ambiente adere à pele e aos pelos do gato, causando a ocorrência e, como consequência, problemas dermatológicos. Por essa razão, dê banhos ocasionais em seu amigo peludo para garantir um melhor estado de saúde para ele.

O gato Sphynx, que não tem pelo, é propenso à seborreia, por isso recomenda-se que tome banho com mais frequência, semanal ou quinzenal.

Pode dar banho em gato filhote?

Um filhote de gato pode ser banhado, embora não seja aconselhável que o pet tenha uma rotina de banho do mesmo modo que os cachorros. O ideal é que o gato só entre em contato com a água quando for de grande necessidade, como em casos de tratamento de pele.

Isso porque, desde cedo os gatos aprendem que devem se limpar todos os dias de maneira meticulosa. E, usando a própria língua, que é feita especificamente para que possam lamber por longos períodos de tempo.

Eles são capazes de realizar uma auto limpeza, eliminando todas as sujeiras e evitando a presença de parasitas. É por este motivo que eles não exigem tantos banhos.

Há certas situações em que a língua felina não é capaz de limpar tantas sujeiras. Imagine que o filhote, enquanto brincava no jardim, caiu em uma poça de lama.

Não importa quantas horas ele passe se lambendo, ele terá dificuldade em se limpar completamente e precisará de um bom banho de água e sabão. Mas, tenha em mente que, por natureza, os gatos são bastante limpos.

Nada de dar banhos semanais, quinzenais ou mensais, banho em gato filhote só em caso de necessidade! A partir dos dois meses, o filhote de gato pode tomar banho em casa.

Agora, para tomar banho em um petshop, ele deve ter tomado todas as vacinas antes. A infância é o período durante o qual um animal de estimação têm maior probabilidade de aprender novos hábitos.

Uma experiência de banho precoce pode ser ideal para que ele se acostume e fique mais relaxado ao interagir com a água quando adulto.

Dar banho em um gato costuma ser um pouco complicado, grande parte dos animais não gosta de contato com a água

Como dar banho em gato?

Dar banho em um gato costuma ser um pouco complicado, grande parte dos animais não gosta de contato com a água. Isso torna o banho uma tarefa cheia de bagunça e arranhões.

Para tornar essa situação mais fácil, daremos algumas dicas de como fazer do banho uma experiência mais agradável para você e seu companheiro:

  • Corte as unhas do gato antes de dar banho nele, para diminuir as chances de arranhões;
  • Deixe um tapete antiderrapante no piso, para evitar que ele escorregue e fique assustado;
  • Preste atenção para não deixar a água entrar nos ouvidos do gato;
  • Tente controlar suas emoções, o felino irá sentir se você estiver nervoso;
  • Antes de dar banho, permita que o gato se familiarizar com o ambiente, para sentir-se mais tranquilo e confiante;
  • Invista em shampoos especiais de acordo com a pelagem do seu gato. Jamais use shampoos de humanos ou de cachorros no felino;
  • Após o banho, seque-o bem com uma toalha. Você pode usar secador, só que o barulho pode assustar o gato;
  • Para finalizar, penteie o gato e dê muito carinho à ele!

Agora que você já sabe se gato toma banho e qual a frequência, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos que também têm essa mesma dúvida!

Deixe um comentário