Entenda porque seu cachorro não quer comer e como reverter essa situação

Meu cachorro não quer comer nada. O que pode ser?

Ter cães de estimação é algo que exige muita responsabilidade e cuidados por parte dos donos. É preciso levar ao veterinário, dar banho e cuidar da alimentação. Mas se o seu cachorro não quer comer, o que pode estar acontecendo e o como agir? 

É isto que vamos ver neste artigo.

Falta de apetite é um sinal de alerta? 

Para os humanos comer vai além de uma necessidade fisiológica, é um verdadeiro prazer, e para os pets não é diferente. Por isso o quando o seu cachorro não quer comer, é preciso ligar sim o sinal de alerta e ficar atento a possíveis mudanças de comportamento que indiquem problemas. 

É possível que a recusa por ração seja fruto de maus hábitos alimentare. Mas também pode ser sintoma de várias doenças, por isso é sempre recomendado uma consulta com um veterinário. 

Falta de apetite X apetite seletivo: qual a diferença?

O apetite seletivo é uma característica, em geral, acometida a animais de pequeno porte, como os Maltês, Chihuahua, Poodle, Yorkshire e outros. É comum que eles rejeitem alguns tipos de ração e queiram pular refeições. 

No entanto, você não pode deixar que isso se torne um hábito do seu cãozinho. É importante que ele tenha horários e quantidades programadas para comer todos os dias. 

Para evitar o apetite seletivo você pode: 

  • Não dar comida à vontade, regule as refeições;
  • Deixe a tigela com a ração por um tempo determinado, por 15 ou 20 minutos, depois retire do alcance dele;
  • Elimine as guloseimas fora do horário das refeições.

Saiba mais:

Infecção alimentar: como ajudar seu gato ou cachorro nesse caso?

Dias muito quentes e letárgicos podem causar perda de apetite nos cães. 

Já a falta total de apetite, quando o cachorro não quer comer nada, está geralmente associado a doenças. Este é o momento em que você deve começar a se preocupar. Não é normal os cães passarem mais de um dia sem comer. 

Nestes casos é preciso levá-los ao veterinário para descobrir o que está causando a perda de apetite e iniciar o tratamento. 

Vamos alguns dos possíveis problemas!

  • Doenças virais: essa é a razão mais comum para o cachorro não querer comer, como: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose e etc;
  • Distúrbios digestivos que provocam náusea, vômito e dor no abdômem;
  • Obstruções digestivas ou constipação;
  • Dor intensa;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Tumores;
  • Intoxicações;
  • Ehrlichiose (Doença do Carrapato);
  • Distúrbios alimentares;
  • Insuficiência renal crônica.

Junto a falta de apetite também podem ser observados outros sinais clínicos, como a anorexia e desidratação do animal. 

Fatores psicológicos também influenciam no apetite

Outra possível causa para quando o seu cachorro não quer comer são as condições psicológicas. É muito comum que os cães sintam ansiedade por separação. Isso faz com que eles só queiram comer com a presença do tutor. 

Se o seu cãozinho está assim, a nossa dica é investir em brinquedos interativos para ajudar o pet a se divertir quando você estiver longe. No entanto, considere também procurar ajuda de um adestrador de cães.

O veterinário é quem pode com certeza afirmar o porquê seu cachorro não quer comer

Não deixe, em hipótese alguma deixar de levar o seu bichinho ao veterinário caso note alguma anormalidade.  Na verdade, o ideal é que você leve o seu cão ao veterinário regularmente, pois prevenir ainda é a melhor forma de tratamento. 

Realizando consultas regulares e exames de rotina, é possível detectar doenças em estágios iniciais, o que facilita e aumenta as chances de sucesso no tratamento. 

Depois de tudo isso você já sabe que precisa sim dar importância para quando o seu cachorro não quer comer, pois isso pode ter raízes muito mais profundas e sérias. Nunca deixe de procurar ajuda profissional e invista em rações e produtos de qualidade para proporcionar mais saúde e bem-estar para o seu amigo de quatro patas. Não deixe de ler também: Vacinas para cães: saiba como proteger a saúde do seu pet!

Deixe um comentário