Seja gato ou cachorro, manter os pelos macios do pet não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a raça tem pelos longos.

8 maneiras de deixar seu pet com pelos macios e brilhantes!

Seja gato ou cachorro, manter os pelos macios do pet não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a raça tem pelos longos. Por outro lado, deixar sua pelagem limpinha e brilhante é sinônimo de cuidado e saúde para o seu amiguinho!

 

Por isso, confira nesse conteúdo algumas dicas que poderão ajudá-lo a deixar a pelagem de seu bichinho mais bonita e saudável!

 

Dicas para deixar o seu pet com pelos macios

 

Nossos pets sempre estão conosco, tanto nos momentos bons quanto nos ruins, nos dando muito amor e carinho. E nós fazemos de tudo para mantê-los saudáveis e felizes, não é mesmo?

 

Quem ama cuida, e o cuidado que temos com nossos amiguinhos pode refletir direto em suas pelagens. Os pelos dos animais podem indicar quando um pet está bem cuidado ou se há algo que você precisa atentar-se mais.

 

Certos problemas de saúde, incluindo alergias e estresse podem se manifestar através da pelagem. A seguir, confira algumas dicas para você deixar os pelos de seu bichinho mais macios!

1. Alimentos frescos e adequados

 

É por meio da alimentação que os cães e gatos obtêm os nutrientes essenciais para manter o organismo saudável. Alimentar o seu filho de quatro patas com ração de baixa qualidade ou comida inadequada pode resultar em um déficit de Ômega 6, deixando a pelagem seca, opaca e caindo em excesso.

 

A ração do seu pet precisa ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais, para garantir não só a sua saúde e energia, como também os pelos mais macios e brilhantes. Escolha uma ração de qualidade e que esteja de acordo com a raça, porte e idade.

 

Tenha cuidado também no modo como armazenar a comida do seu bichinho. Quando exposta ao ar, a ração sofre oxidação e perde muitos de seus nutrientes.

2. Inclua ácidos graxos com Ômega-3 à dieta do seu cachorro

 

Você pode incluir na alimentação de seu pet suplementos ricos em ácidos graxos com Ômega-3. Óleo de semente de linhaça e óleo de peixe podem ajudar a deixar a pelagem do animal mais saudável.

 

Cuidado com a dosagem muito alta, que pode ocasionar problemas estomacais. O certo é levá-lo ao veterinário, que irá indicar o melhor suplemento para o pet.

 

Há dois suplementos que são os mais recomendados, o Pêlo & Derme é específico para pelagem do animal, contendo Ômega-3 e Ômega 6. Já o Glicopan tem vitaminas do complexo B e aminoácidos que melhoram a nutrição geral do pet.

3. Garanta uma rotina saudável e adequada ao seu pet

 

Não há dúvidas de que a boa aparência dos pelos de seu pet, tem relação direta com o estilo de vida do mesmo. O ideal é passear com o seu pet todos os dias e enriquecer sua rotina com atividades e brincadeiras.

 

Procure não deixar o seu companheiro muito sozinho ou acostume-o desde cedo a rotina e passar tempo sozinho, para evitar que ele desenvolva ansiedade por separação.

4. Proteja o pet do sol, cloro e afins

 

O sol pode trazer muitos riscos para o seu pet, ainda mais se for de pele rosada e pelos brancos. O risco da exposição excessiva aos raios solares pode fazer com que ele desenvolva câncer de pele.

 

A água do mar, areia, cloro e outros produtos químicos também são perigosos! Se o pet entrar em contato com algum desses produtos, logo em seguida dê um banho nele.

5. Leve o pet ao veterinário

 

A ida ao veterinário é muito importante para manter a saúde do seu amiguinho em dia. Para manter a pelagem dele bonita e macia, então o primeiro passo é cuidar de sua saúde como um todo, certo?

6. Adote uma boa rotina de banhos

 

Deixar o seu pet sempre limpinho é essencial para manter os pelos macios. Muitos preferem levar o animal para tomar banho e tosa em um pet shop, mas você pode dar banho nele mesmo em casa com alguns cuidados.

 

Em primeiro lugar, é preciso escolher um shampoo e condicionador que seja próprio para a cor e tipo de pêlo do animal. E lembre-se de usar produtos específicos para animais, usar produtos de humanos em seu pet pode causar alergias e outros problemas.

 

Opte por produtos que sejam ricos em nutrientes e vitaminas, para garantir o brilho e maciez da pelagem de seu amiguinho. Se ele tiver alguma condição de pele, como dermatite, use produtos específicos para tratamento de pele, como:

 

  • Virbac Episoothe: um dos melhores shampoos para animais que têm peles mais sensíveis e irritadas;
  • Virbac Hexadene Spherulites: também indicado para tratar dermatites, esse shampoo cria uma poderosa proteção contra infecções.

 

Lembre-se de enxaguar bem os pelos, para evitar o acúmulo de resíduos que contribuem para o desenvolvimento de alergias. E não deixe o pet com os pelos molhados, isso resulta em dermatites e outros problemas de pele.

 

Certifique-se de que a temperatura do secador não esteja muito quente. Não direcione o ar direto para a pele e olhos do animal, também não deixe o secador próximo das orelhas.

 

Para deixar os pelos do seu pet macios como quando ele vai tomar banho no pet shop, a dica é secar e escovar uma pequena área de cada vez. Também evita a formação de nós e emaranhados na pelagem.

7. Aposte em hidratações especiais

 

Alguns animais possuem pêlos secos, o que é completamente natural. Nesse caso, você pode apostar em hidratações especiais para fazer de vez em quando, como as máscaras de hidratações com óleo de argan, como a da Pethy Prime.

 

O produto é rico em ácidos graxos essenciais, vitamina E, entre outros nutrientes que hidratam e devolvem o brilho e maciez aos pelos do seu pet. Há também shampoos e máscaras com aveia, que suaviza e hidrata a pele do pet.

 

Outra opção é preparar um banho caseiro com aveia, muito indicado para os animais com alergias.

8. Escove os pelos do seu pet todos os dias

escolha uma escova de qualidade e retire o excesso de pelos

Especialmente para os cães e gatos que possuem uma pelagem de média a longa, escová-los todos os dias é essencial para evitar a formação de nós. Mesmo os pets com pelos curtos também se beneficiam dessa prática.

 

A escovação remove os pelos mortos e outras sujeiras que podem se acumular pela pelagem e contribuem para o surgimento de doenças de pele. A escolha da escova também é essencial para garantir a saúde dos pelos.

 

Para os pets que possuem pelagem mais longa, a melhor escolha é a escova de pinos. O pente é melhor para os bichinhos de pelo curto, já a rasqueadeira deve-se usar apenas de modo superficial, para remover os pelos mortos.

 

Viu como deixar os pelos do seu pet macios não é uma tarefa tão difícil assim? Basta ter alguns cuidados que são essenciais para garantir não só a saúde da pelagem, mas do animal como um todo.

 

E não esqueça de compartilhar com os amigos, para que eles também possam conhecer essas dicas!

 

Deixe um comentário