Castrar gato Qual é a importância

Castrar gato: Qual é a importância?

Se você tem ou adquiriu um gato, muito provavelmente sabe que castrar gato é uma das principais ações a se fazer quando se adquire o animal. Mas você sabe o motivo disso?

Nem todo mundo segue esse conselho à risca, o que faz com que os animais, no caso das fêmeas engravidem ou então desenvolvam doenças que podem comprometer tanto a saúde do macho quanto das fêmeas.

A castração é uma das formas principais de fazer com que o cuidado e carinho que você tem pelo seu animal, seja passado a ele. Quer saber mais sobre a importância desse assunto? Então continue lendo aqui.

 

Qual a importância da castração de gatos?

Castrar um gato é muito mais do que impedir que ele procrie. A castração evita doenças e também diminui situações desagradáveis, como brigas de rua, procriação indesejada, impede que doenças complexas se desenvolvam, etc.

A superpopulação de gatos tem sido um grande problema principalmente porque os filhotes ficam expostos e à mercê da própria sorte.

Quando não acontecem de serem adotados, o risco de passar fome, adoecer por falta de cuidados ou parasitas, serem envenenados, atropelados ou até mesmo passar pela maldade nas mãos de outra pessoa é muito grande.

Os gatos machos, ainda que não engravidem, podem sair de casa e engravidarem gatas de outras casas, aumentando também o risco de abandono desses gatos caso o dono do outro animal não queira adotar.

Sendo assim, a medida de castração para ambos os sexos acaba sendo necessária não só para preservar seu animal, como também outros animais com quem seu gato possa ter contato.

Qual a importância da castração de gatos

Qual a vantagem de castrar gato macho?

Muitas pessoas, quando falam sobre castrar gato, pensam só na fêmea por conta dela gerar vários filhotes de uma vez. Porém, castrar o gato macho também tem o seu valor.

Geralmente os gatos machos são os que mais saem de casa e vão para rua atrás de gatas fêmeas. Ao longo de seu caminho, podem se deparar com outros gatos e entrar em brigas, comer comidas que possam estar infectadas, ficar a mercê da maldade de outras pessoas e uma série de outras coisas como atropelamento, acidentes, etc.

Por isso, é fundamental que a castração aconteça para que tudo isso seja evitado. Isso porque como a castração faz com que a produção de hormônios diminua, os estímulos que levam o gato até a rua acabam sendo menores.

Com isso, os gatos ficam mais caseiros e evitam não só a procriação como também se mantêm em segurança.

O que acontece quando o gato é castrado?

Quando os gatos são castrados, tanto machos como fêmeas acabam tendo várias vantagens em suas vidas. Geralmente os gatos mais ariscos ficam mais tranquilos.

As gatas fêmeas diminuem o risco de desenvolverem câncer de mama por conta da baixa do hormônio progesterona. Além disso, eliminam também as chances de desenvolvimento de doenças nos ovários  e útero, já que eles são removidos.

Nos gatos machos, além da diminuição de sua busca por gatas fêmeas, como dissemos, diminui também o risco de fugas, brigas, atropelamentos e doenças como câncer de testículos.

Em ambos os casos, o cio também é uma coisa que não acontece mais por conta da falta do hormônio responsável por gerar isso. Sendo assim, os gatos ficam mais caseiros e tranquilos.

Os gatos machos também deixam de querer demarcar território. Outro ponto que acontece é que a relação do animal com o seu tutor acaba sendo mais tranquila, principalmente se o gato é mais arisco.

O gato castrado ainda sente vontade de cruzar?

Depois de castrar o gato, o dono pode observar que o desejo do animal em procriar acaba sendo perdido. Então, de forma geral, é muito difícil ver um gato querendo cruzar, seja ele macho ou fêmea.

Porém, alguns donos podem observar também que o seu animal pode apresentar um comportamento sexual depois da cirurgia ter sido feita. A explicação para isso fica por conta do tempo que o animal tem para assimilar sua nova vida.

Nos primeiros três meses depois que a cirurgia acontece, é normal que o comportamento do felino ainda tenha uma certa dose de carga hormonal. Por isso, podem querer cruzar com gatas fêmeas.

Mas, depois desse período, se o gato continuar apresentando os mesmos comportamentos, pode ser um sinal de que talvez a castração não tenha ocorrido da maneira correta.

O mais comum é que esse comportamento suma depois de três meses. Mas caso não aconteça, fique atenta.

O gato castrado ainda sente vontade de cruzar

Quanto tempo demora para passar o efeito de anestesia geral?

A anestesia geral aplicada nos gatos para que possa ocorrer sua castração costuma acontecer em 24 horas. Depois desse período o gato já costuma ficar normal.

Mas, o recomendado é que o gato passe a primeira noite pós-operatório dentro da clínica veterinária para que se possa checar suas atividades vitais e saber se ele está tendo uma recuperação sem complicações.

Quais os principais cuidados pós-cirúrgicos?

É comum que o gato dentro de 36 horas depois que a cirurgia acontece sinta alguns desconfortos. Por isso, geralmente os veterinários aplicam uma injeção de longa duração para que os efeitos de dores não sejam tão incômodos assim.

É fundamental que qualquer tipo de medicação administrada para o animal seja passada pelo profissional. Outro ponto que merece cuidado é quanto aos hábitos de lavagem do animal.

Ainda que ele não queira comer, os gatos precisam se aliviar. Por isso, ter uma caixa de areia sempre limpa é fundamental para facilitar isso. Tente impedir seu gato de fazer esforço para que a recuperação seja 100%.

Tente trocar por alguns dias a areia por papel para que infecções não possam se desenvolver. Dentro de um ou dois dias seu gato já voltará ao normal.

Mas antes disso, tente fazer com que ele evite se mover, pular ou andar muito. Os cuidados pós cirúrgicos são fundamentais para que problemas não apareçam.

 

Conclusão

Por fim, os gatos castrados precisam de uma atenção especial. Por isso invista em rações para esse tipo de situação, estimule as atividades e invista em um enriquecimento do ambiente.

Os gatos por perderem o interesse  em diversas atividades e ficarem mais calmos podem ficar obesos. O que prejudica sua qualidade de vida também. A São Pedro Pet Food tem uma linha exclusiva para gatos e gatas castradas com todo valor nutricional vital para essa nova fase da vida do bichano.

Confira no site as opções de alimentação e escolha já o seu. Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com mais pessoas.

 

Deixe um comentário